quarta-feira, 1 de maio de 2013

História do dia do Trabalhador (PARA QUEM NÃO SABE E QUER SABER)
Em 1986 realizou-se uma manifestação de trabalhadores em Chicago nos Estados Unidos da América. Maisde 500 mil trabalhadores saíram à rua numa manifestação pacífica com a finalidade de reivindicar a redução da jornada de trabalho de 16 horas diárias para 8 horas diárias. Nos dias que se seguiram os manifestantes continuaram a sair à rua e no dia 3 de Maio a policia interveio para dispersar a concentração ferindo e matando dezenas de trabalhadores.
No dia seguinte, 4 de Maio, o trabalhadores voltaram a sair à rua, desta vez como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores. Mas pessoas desconhecidas lançaram uma bomba para o meio da força policial que matou 7 agentes. A polícia abriu então fogo sobre os trabalhadores o que acabou com a morte de 12 pessoas e dezenas de feridos. Na sequência detes acontecimentos, 8 lidere sindicais foram presos, 4 trabalhadores foram executados e 3 foram condenados a prisão perpétua. Depois do governo americano ter sido muito pressionado pela solidariedade internacional,  um novo tribunal reconheceu a inocência dos trabalhadores e culpou o Estado Americano ordenando a libertação dos que então se encontravam presos.
No dia 20 de Junho de 1889 a Segunda Internacional Socialista (um congresso operário internacional) reuniu-se em Paris e decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário e a data escolhida para a realização desta manifestação foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago e  como o dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta.
No dia 1 de Maio de 1891 foi organizada uma manifestação no norte de França. Mais uma vez a policial com a finalidade de dispersar a manifestação resultou a morte de mais 10 trabalhadores.
Alguns meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Só em 23 de Abril de 1919 é que o Senado francês ratificou o dia de 8 horas e proclamou o dia 1 de Maio desse ano dia feriado.
Em 1920 a Rússia adotou o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo foi seguido por muitos outros países.
Em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas. Até hoje os Estados Unidos não reconhecem esta data como sendo o Dia do Trabalhador. Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

BOM FERIADO e descansem porque amanhã já estamos todos a trabalhar outra vez. Mas só 8 horas de trabalho em vez das 16 horas do antigamente. (8 horas que custaram a vida a muitos trabalhadores como todos nós)

2 comentários:

  1. Confesso que desconhecia a história do dia 1 de Maio.. mais como aprendemos todos os dias fica aqui mais um aprendizado... valeu...jinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incorrecto escrever a palavra"mais" na sua frase. Deveria ter escrito "mas". Obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar